quinta-feira, 4 de março de 2010

04. Andar de bicicleta


Ultimamente me impressiono com o número de pessoas que completam 18 anos e ainda não aprenderam a andar de bicicleta. O pior é que poucas se esforçam depois desssa idade para aprender, chegando aos 25, 30 anos e ainda não andaram nem de rodinha. Coisas da vida moderna. Estamos perdendo esse grande prazer pra ficarmos online lendo recados do mike de mosqueiro no twitter.

Como eu já disse, andar de bicicleta é algo bastante agradável, apostar corrida então nem se fala, derrapar da curva e cair de cara no chão é melhor ainda. Além disso, é um meio de transporte muito barato (sobrando grana para você ter um filho, item 03) e é ecologicamente correto (item 01) te deixando um cara cool. Você também foge dos engarrafamentos o que é muito agradável. Também temos que considerar o fato de um dia caso você seja sequestrado por um milionário excêntrico e ele te colocar em uma ilha deserta para ser caçado. Acontece toda hora isso, é só ver nos filmes. E se por acaso ele te dá um canivete e uma bicicleta para você ter uma chance de completar as 24 horas?! Se você não sabe andar já perdeu 50% de suas armas e também não terá a mínima chance de desmontar uma das rodas, retorcendo o aro e fazendo pas de helicopteros ligadas ao banquinho junto com os pedais. Pois, se você não sabe pedalar uma bicicleta, qual é a possibilidade de uma bicicoptero?! Já ta morto!

Pra mim, bicicleta é algo natural da vida, primeiro você engatinha, depois anda e depois um triciclo, até chegar a bicicleta. Como eu morei em uma rua sem saída, curti bastante essa fase. Porém já estou anos afastado da bicicleta, pois não é algo seguro para se praticar em um grande centro. Entretanto, guardo o sonho de um dia morar em uma cidade menor em que possa ir de bicicleta para o trabalho, não precisa ser uma cidade muito pequena onde as pessoas falam "opa" quando se cruzam, mas uma que seja seguro e não corra o risco de ser atropelado, esmagado, assaltado nem estuprado.

Se você não sabe, nunca é tarde para aprender, existem vários lugares mais afastados (caso você seja mais envergonhado) e seguro para você aprender, é só procurar. No Rio de Janeiro, você pode ir na Quinta da Boa Vista, mas não fique muito longe de um guarda; nada de ir para a lagoa, pois além do intenso transito de bicicletas, você corre o risco de saber nadar (que será um item aqui no futuro). Uma dica pra quem for te ajduar a aprender e não fazer igual aos filmes, em que alguém vai empurrando em pé do lado, pois na hora em que ele soltar você, precisará de uma bicicleta e de dentes novos. O ideal é que a pessoa ajudante-professor fique em uma extremidade e o aprendiz em uma outra extremidade, em um caminho previamente observado com ausência de buracos e grandes distorções. Dessa forma, você pede para o aprendiz olhar pra você enquanto tenta pedalar (um ponto fixo mais distante), nada de olhar pra roda dianteira da bicilceta, nem para o chão próximo. Essa é só uma dica para quem vai começar.

3 comentários:

  1. O negócio é juntar 1.000 euros e resolver o problema assim, http://www.youtube.com/watch?v=LPv35SuLeYw

    ResponderExcluir
  2. Acredito que ja nao ando de bicicleta a um ano mais ou menos. Costumava sair da tijuca, onde moro, e ir ate o ipanema pedalando com meu pai. Claro que isso soh era possivel aos domingos.
    Ganhei minha primeira "magrela" aos 5 anos e aos 6 jah andava sem as rodinhas, gracas ao folego de papai, que sempre teve muita paciencia pra segurar o banco e me ajudar a crealizar o feito.
    A primeira de aro 26 meu pai comprou uma usada rosa. Sim, rosa. Mas vou avisando que nao tinha cestinha nem fitas coloridas no guidom. Era bike de macho! Era um modelo com quadro rebaixado e como eu ainda nao tinha altura para alcancar o chao me ajudava a nao me esborrachar no chao. Falando em cair e cair feio, em 2006 tomei um "vacao" no chao de cara! Estava andando sem as duas maos a noite na rua. Resultado: oculos quebrado, canino quebrado, braco e rosto muito ralado.
    Outra coisa bem legal de c tentar , alem de andar sem as maos eh andar de carona na bicicleta. Um no quadro guiando e outro no banco pedalando. Exige um pouco de treino dos dois, mas eh bem maneiro, tentem!

    ResponderExcluir
  3. Inspirada no seu blog, vou começar a minha própria lista, haha.
    Voltar a andar de bicicleta, me lembra do velho e bom patins que também foi renagado! Podia ter um calçadão só para patins aqui no Rio. Ficadica! =p haha
    Ah, muito legal o blog! Adorei a idéia!

    ResponderExcluir