domingo, 28 de março de 2010

08. Ir no Pico da Tijuca


Como o último posto sobre ioga não deu nenhum ibope, parece que os meus 3 leitores estão de férias, de férias exclusivamente do meu blog. Assim poderei escrever aqui sobre qualquer besteira, qualquer coisa, até como fazer uma bomba de fumaça e jogar no banheiro do trabalho. Porém como diz o velho poeta, "você deve escrever para você e não para os outros" (sinceramente eu não sei se algum poeta disse isso, mas se não disse, ele deveria ter dito), ou melhor, "o show tem que continuar" (isso eu sei que ele disse), continarei escrevendo para o Sr. Ninguém ler. Na tentativa de recuperar um ibope, na verdade, para ter um ibope, deixarei coisas mais light de lado (já que o povo não gostou) e falarei sobre algo mais esportivo.

Na verdade, não só esportivo, mas bem carioca também. Muitos cariocas já fizeram um tour completo pela cidade, já andaram de bondinho, já foram no cristo, já foram assaltados, já passearam pelo calçadão de copacabana e depois foram assaltados e na volta pra casa atravessaram três tiroteios. Entretanto, poucos andaram na floresta da tijuca e seguiram até o ponto mais alto da cidade: o Pico da Tijuca.

Além de ser um passeio gratuito, você queimará muitas calorias na subida e também lhe proporcionará um contato com a natureza. Você também desfrutará de uma paisagem incrível e uma temperatura bem mais amena que na cidade, e ainda terá a oportunidade de lavar a alma com água da cachoeira.

O parque nacional da tijuca fica localizado no alto da boa vista, não tem como errar, é só seguir pela estrada do alto até uma pracinha que fica bem no ponto mais alto da estrada e depois entrar no recuo, seguindo pelos portões do parque. Se eu não me engano, o horário de funcionamento é de 8 as 17h. Entrada franca. Recomendo comprar um mapa, que poder ser adquirido tanto na lojinha como no centro de visitantes e custa R$ 2,50. Não se esqueça de levar bastante água e algumas coisas para comer (a maquina fotográfica nem preciso citar). Cuidado na hora de entrar no mato, se você não conhece não faça trilhas mais vazias e escuras, vá seguindo as pessoas. Esse não é um passeio para a sua tiazona que o maior esforço físico que ela faz é ficar 15 minutos em pé tomando banho. Porém você não precisa se preocupar tanto, porque é só caminhada, não terá que subir pedra nem fugir de onça. Não é preciso grande preparo físico.

Eu já fui algumas vezes ao pico da tijuca. E sinceramente gosto mais do pico da tijuca mirim que o próprio pico da tijuca. Apesar de ser uns metros mais baixo que o seu irmão famoso, eu posso listar uma série de fatores favoráveis a sua visitação...
1) O pico da tijuca possui um cume achatado, parece que é algo feito. Enquanto que o pico da tijuca mirim é uma pedra e uma parte pequena de terra tendo muito mais a impressão de um pico de uma montanha.
2) Ele não tem umas escadas para o pessoal chegar ao topo tirando a graça da escalada.
3) Ele não possui farofeiros.
4) As fotos ficam bem mais legais.
5) Eu acho até a vista mais bonita, mas isso muito gente descorda.

Se você é carioca e ainda não foi lá, não arrume mais desculpas. Veja no google como chegar no alto da boa vista da sua casa (ou pegue um onibus como o 233, 234,...) e visite a vista mais alta da cidade. Se você é gringo também é uma ótima oportunidade. Porque todos os seus amigos que vieram aqui tiraram fotos no bondinho, mas quantos possuem uma foto no meio da mata???

4 comentários:

  1. é verdade que não precisa ter muito preparo físico, pois se até eu que não tenho nenhum consegui qualquer um consegue! é um ótimo passeio!

    ResponderExcluir
  2. coisas pra se fazer enquanto oce nao precisa estudar pra prova de anatopato: ler o blog do alex. vou criar esse blog.

    nunca fui no pico da tijuca, irei um dia entao.

    =*

    ResponderExcluir
  3. tanto tempo que eu nao venho aqui e que nao vou ao pico da tijuca...

    ResponderExcluir
  4. É verdade, eu também gosto mais da vista desde o Tijuca Mirim. Para subir tanto ao Mirim quanto ao Pico da Tijuca prefiro também a trilha da Lagartixa que começa na Estrada do Excelsior. Caminha-se até as ruinas de uma casa e a partir desse ponto é só seguir a trilha para o Mirim e o Andarai Maior. Ótimo passeio! um abraço!

    ResponderExcluir