domingo, 21 de março de 2010

07. Fazer Ioga


Devido ao começo das aulas, sigo com um atraso na atualização do blog. Porém, não se preocupem meus queridos 3 leitores, que eu vou tentar manter isso aqui atualizado pelo menos uma vez na semana. Hoje vou falar sobre a ioga.

Sobre a Ioga eu tenho uma certa experiência. Fui frequentador assíduo de um centro especializado em Ioga Integral durante um ano e meio e praticava umas cinco horas por semana. As aulas, ao contrário do que parecem, não são tão agradáveis. A parte de meditação e reflexão logicamente que são tranquilas, mas quando começa os exercícios vem um puxa, repuxa, suspende... e você acha que é fácil pois tem um monte de velhinho fazendo, mas na realidade de fácil não tem nada. A razão da ioga servir para todas as pessoas é que um movimento é dividido em vários níveis, sendo assim, no exercício você faz até onde você aguenta ou até onde pode (caso você tenha alguma problema de saúde). Por isso, que muitos velhinhos bem velhinhos conseguem fazer tudo, mas ficam nos níveis mais basais, enquanto os velhinhos como o Senhor Miyagi, esses fazem coisas inacreditáveis. Até recomendo que todos os vovôs façam ioga, assim ficará mais difícil de ver aquelas cenas nos onibus em que um monte de gente precisa descer para ajudar uma pessoa subir.

Os benefícios causados pela prática já são bem conhecidos, de cada quatro globo repórter que passa, pelo menos um fala de ioga enquanto os outros três falam do benefício de comer beringela e que o tomate previne o cancer. Na época eu lembro que eu era bem mais calmo (sim é possível), também não era ansioso (também é possível) e a minha flexibilidade era milhares de vezes melhor. Além disso, possuía uma resistência física maior e as dores musculares eu não mais sabia o que era isso. Pretendo um dia voltar, mas terei que esperar as águas da vida ficarem mais calmas.

O único relato triste que deixo aqui era sobre o preconceito. Era um absurdo. Quando a aula era em dupla ninguém me escolhia. Apenas pelo fato de ser homem e ter menos de 80 anos. No final eu acabava sempre fazendo com a professora lá na frente.

O preço das aulas variam muito de lugar pra lugar. Eu fazia em um horário promocional que era a tarde e todo dia, sendo o preço de 80 reais... há 6 anos atrás... logicamente deve ter aumentado um pouco. Também existem diversas academias que fornecem o serviço, porém as aulas não são as mesmas de um centro especializado. As aulas de academia são bem de academia mesmo, algo mais relacionado a músculos e músculos, mas caso você já faça uma academia que possui o serviço, tente pelo menos uma vez. No lugar onde eu fazia era mais agradável do que essas salas modernas, tinha até uma árvore no meio da sala que saia pelo teto, a decoração bastante indiana, sensacional.

Antes de encerrar também queria avisar que existem estilos de Ioga, existe por exemplo o power ioga que é mais muscular, o Ioga integral que eu fazia que é um completão e outros estilos que são mais de meditação e respiração. Então antes que você faça as aulas tente ver qual estilo você pretende ingressar, pois depois que virou moda tem ioga em cada esquina.

3 comentários:

  1. mais calmo e menos ansioso? será mesmo que isso é possível?

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Estive a dar uma olhadela e está muito fixe o teu blog!
    cumprimentos ^^,

    Cátia

    ResponderExcluir
  3. Preciso fazer ioga ou terapia com psicologo ou procurar um psiquiatra. Queria que meu plano cobrisse ioga... em 2011 tomarei uma decisão a respeito.

    ResponderExcluir