terça-feira, 9 de março de 2010

05. Voar de Avião


Voar sempre foi o sonho do ser humano. E mesmo depois da invenção do avião, muitos ainda não conseguiram rasgar o céu com suas asas. Eu não quero desanimar ninguém, mas um voo comercial é igual aos filmes de comédia do Vince Vaugh. Você vê o trailer, acha muito engraçado e quando pega o filme para ver, descobre que a única cena que dava pra rir foi a que você viu no trailer. A verdade é que o avião decola e pousa sem grandes aventuras, ele não vira de cabeça pra baixo e nem dá uns rasantes. O que salva é paisagem, mas também não é o tempo todo da viagem, é só no início e no final da viagem.

Acredito que o grande glamour da viagem tenha surgido em uma época passada. As aeromoças serviam comida aos clientes, todos estavam bem vestidos para viajarem com suas passagens caras. Hoje em dia, com as passagens mais baratas, você só não chega a ver aquele garoto falando "Desculpe encomodar o conforto da sua viagem, mas venho trazer aqui as balas glub glub que dará um gostinho especial de refrescancia na sua boca e é a diversão de toda garotada", por que ele ainda não descobriu um meio de sair durante a viagem. Além disso, na classe economica esqueceram da palavra conforto, o passageiro da frente vai quase no seu colo e o grande lanche que existia foi substituído por barrinhas de cereal Ritter, e pior, aquelas sem chocolate. Lembro-me quando eu era pequeno e não tínhamos dinheiro para viajar e meu pai, às vezes, ganhava uma passagem do trabalho. Ele chegava com vários biscoitos do avião, brindes como fones, canetas, etc. Atualmente, além da gente não ganhar nada, temos que conferir se não roubaram nada das nossas malas. Pelo menos, agora eu posso comprar uma passagem.

Mesmo assim vale a pena, enquanto você iria viajar horas no calor com a poeira na cara, você chegará rapidamente ao destino podendo ler um livro sem maiores problemas. Se você é de primeira viagem tem todo o direito de visitar a cabine, mas não ache que avião serve para fazer socialzinha, não fique andando sem cinto durante a viagem, pois a luz que avisa de turbulência só acende, depois que começa a turbulência, por isso nesse tempo você pode ser arremessado em cima de um tiozão tarado ou algo do tipo. Também, não tente fazer sexo no banheiro, eu sei que é fetiche, mas as aeromoças são espertas com isso, você não quer ficar envergonhado na frente de todo mundo saindo do banheiro levantando as calças com o seu companheiro(a), além disso, se você veste um tamanho G, dificilmente você conseguirá entrar no banheiro, se estiver acompanhado então, fica impossível; então arrume fetiches mais interessantes ou faça sexo no banheiro do avião com a aeromoça que toma conta dele.

Se você tem medo, não se esqueça que morre muito mais gente de carro do que de avião. Só espero que isso não te desanime a andar de carro.... ahhhh, vai de bicicleta que é melhor.

A minha primeira vez em um avião, não teve nada demais. Minha passagem era daquelas poltronas que ficavam no meio, ou seja, não vi nada o que estava acontecendo. Pelo menos era um avião grande, aqueles com telões no meio e que ficava mostrando onde estávamos. E o lanche até que era bom, um pão com presunto, refrigerante e uns biscoitos. A única coisa é que quando a aeromoça foi colocar gelo no meu copo, teve uma turbulência que ocasionou em um pequeno banho de gelo. Não cheguei a tirar fotos da cabine, não acho tão interessante, só seria se eu estivesse pilotando após um sumiço dos pilotos ou um ataque de cobras. Essa era uma das coisas que eu tinha como meta antes de fazer.

Pra quem for comprar passagem, recomendo www.decolar.com.br, lá você pode encontrar passagens em promoções por menos de 200 reais, facilitando a realização do seu sonho. Não queria fazer propaganda, não to ganhando nada com isso, mas é bom dar essas dicas.

4 comentários:

  1. "Hielo"?? Hahahaha!!
    Hielo na cabeça dele!!

    ResponderExcluir
  2. A primeira viagem de aviao realmente eh uma coisa interresante. Desde as intrucoes dos comissario de voos sobre as medidas de emergencias ate o afivelamento dos cintos. Bem verdade que as pessoas que viajam rotineiramente nao prestem atencao e pensando melhor tambem nao sei se vale muito apena. Quando um aviao cai nao ha o que fazer. Nenhuma mascara que "cai" do teto e nenhuma posicao de emergencia te salvara, essa eh a verdade. Mais util seria uma dose de um bom uisque e um striper das eromocas para esquentar a recepcao pelas 22 virgens que te esperam no ceu!
    No taxiamento voce sente o aviao andando e trepitando pela pista ate o grande momento de nervosismo para a maioria: a decolagem. Ao acelerar os pilotos dao forca total aos motores o que ocasiona aquele maravilhoso barulho as turbinas. O aviao comeca a sair da inercia e seu corpo eh empurrado contra o acento. voce percebe que nenhum carro ate entao que voce andou (mesmo estando seu amigo mais doido ao volante) chegou a tal velocidade e de repente o aviao sai do chao como se fosse magica, mas eh a fisica!
    Outro momento tenso sao as turbulencias. Em alguns casos a ausencia de peso sofrida pelo corpo dah a impressao, por um breve momento, de que o aviao esta caindo. Mera ilusao. E por fim a aterrisagem. Onde voce ve cada vez mais o aviao chegando perto do solo e reza para que os pilotos nao tenham esquecido o trem de pouso levantado. Enfim, em muitos casos as sensacoes que sentimos em um voo se assemelham a uma montanha russa. Entretanto, essa vem com lanches cada vez mais modestos e ar condicionado.
    Jah tive a oportunidade de "pilotar" um aviao. Andei em um pipe warrior um modelo monomotor semelhante a um cessna de 4 lugares. Garanto que eh uma emocao alem de dirigir um carro pela primeira vez, entretanto eh menos seguro. Mas o legal eh que eh bem diferente de um carro, pois ao mexer nas manetes o aviao nao vira. Ele balanca as assas o que o deixa com a certeza que o curso de pilotagem eh uma coisa seria e obrigatoria.

    ResponderExcluir
  3. será que eu sou a única comissária de bordo que nunca andou de avião?

    ResponderExcluir
  4. minha mala foi extraviada. =(

    ResponderExcluir