sábado, 20 de fevereiro de 2010

01. Plantar uma Árvore


Para começar falarei sobre plantar uma árvore. E o principal motivo para que você faça isso é logicamente ajudar a natureza que vem sofrendo com os abusos do homem. Além disso, está super na moda ser ecologicamente correto, por isso se te pegarem plantando uma árvore ficará com fama de cool e virará o mais popular da sua escola. E antes que você pense... não, ter plantado aqueles feijões na primeira série que você deixou morrer depois de duas semanas porque encheu o saco, não conta como árvore.

O processo de plantar uma árvore não é difícil. Na verdade, a dificuldade está em arrumar um lugar para plantar, nas grandes cidades não há espaço, necessitando algumas vezes de autorização da prefeitura e quando há é difícil de tomar conta, pois nada impede que ela seja destruída por um cachorro mijão ou um bêbado pervertido. Mas se você é da roça, isso é simples. Também não pense: vou plantar um coqueiro achando e terei água de coco todos os dias do ano. É proibido o plantio desse tipo de árvore em locais públicos. Agora, se você quiser ter uma horta no seu quintal é diferente, está livre para plantar o que quiser, inclusive plantar várias mandiocas deixando a vizinhança de tiazonas felizes da vida.

Após você encontrar um lugar, você precisa escolher a árvore. Cuidado com as árvores exóticas*, plante árvores naturais do Brasil e não por elas serem mais bonitinhas e coisas afins. Uma árvore que você pode plantar que é natural daqui é o Ipê que é subdividido em vários como o Ipê-amarelo. Procure no google sobre onde são encontradas o tipo de árvore que você deseja para saber se há na sua região. Depois, você precisa ver se a terra está em boas condições, as pessoas tem uma mania de acharem que árvore é milagreira, transforma água em folhas. Não funciona assim... ela precisa de nutrientes, por isso confira se está devidamente adubada e também areada, pois se no local onde você deseja plantar funcionava um prédio que era um cemitério indígena vertical, além de você confrontar várias assombrações, a terra estará compactada, necessitando uma mexida nela. Apesar de todas essas explicações, não é algo difícil de se fazer.

Agora é só você ir em uma loja de artigos religiosas disfarçada de loja de ração, alguns sebos e lojas do ramo e comprar as suas sementes. Eu fiz uma microminibusca na internet e vi que a semente do iPê-amarelho está com o preço de 30 reais um pacote com 25. Ainda vem com a opção de dividir entre os seus outros amigos que querem formar um grupo cool no colégio. Sendo assim, nem é tão caro. Depois de comprar é só seguir as instruções que vem atrás da embalagem, tomar cuidado pra que ela cresça e pronto você já pode dizer que plantou uma árvore na vida. Além disso, há a possibilidade de comprar uma muda, aí é bem mais fácil, o único problema é que você terá que pesquisar onde vende isso, pois eu não faço idéia.

Eu nunca plantei uma árvore. Porém esse plano já está em andamento. Só estou de olho nos quintais dos meus amigos que quando eu conseguir um espacinho, vai nascer uma árvore ali. Agora trate de se mexer e ao invés de você ficar a tarde toda jogando Colheita Feliz, vá plantar uma árvore de verdade e não cenourats virtuais.

9 comentários:

  1. plantar árvore é mais fácil do que escrever livro e ter filho. =)

    ResponderExcluir
  2. Quero só ver uma foto da sua árvore aqui!

    ResponderExcluir
  3. Estou na metade do caminho. Ganhei um ipê amarelo, cuidei da muda e como não coube aqui no puxadinho, "cedi" para meu pai colocar em um lugar maior.
    Será que vale ???? rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. cedi = dei para outra pessoa plantar - acho que não vale não!

    ResponderExcluir
  5. muito boa a foto...muito bom o fotógrafo!

    ResponderExcluir
  6. Primeira meta cumprida. Na infancia plantei amora e pitanga. Ambas de frutos retirados do aterro do flamengo e plantados no quintal da minha avo, que permanecem vivos e dando frutos. Tempos mais tarde, a uns 6 anos, tentei plantar um coqueiro, pois o que havia em sua casa ja estava muito alto e nao dava mais condicoes de retirar os cocos sem precisar da ajuda de tecnicos da light ou telemar. Era impossivel chegar a copa da arvore sem uma escada dupla. Detalhe que esse coqueiro havia sido plantado pelo meu pai de uma muda que ele comprou como sendo de um coqueiro anao e nao era. Bem, decidi utilazr um coco verde retirado do pe ja existente para plantar e nem preciso falar que foi um desastre. O coco apodreceu enterrado. A uns meses atras, tomando uma cerveja num boteco me disseram que eh preciso esperar o coco secar e depois plantar. Enfim, como ainda nao descobri a maneira correta acho que as pessoas deveriam optar por coisas mais simples e que possam no futuro usufruir do vegetal. E pessoal... nada de seguir o lema "Nao compre, plante.". Lembrem-se que ainda eh ilegal e tem punicao de 3 a 15 anos de reclusao!

    ResponderExcluir
  7. Existe um site muito bom que ensina a plantar várias árvores
    http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1208229-4529,00.html
    deixei bem na página do coqueiro, porém ele aqui só explica por muda.

    ResponderExcluir
  8. Ahhh e não vale ceder o plantio, ehehehe!

    ResponderExcluir
  9. Depois quero saber com o Jonnhy, se eu plantar uma trepadeira, tem como usufruir dela!?

    E outra coisa, é fácil ceder uma trepadeira, ou mais fácil ainda trepadeira ceder?!

    *

    Vou ver se planto uma dessas plantinhas; http://www.youtube.com/watch?v=5LXEV9tshWQ

    ResponderExcluir