terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

02. Escrever um livro


Completando a minha série da tríade, vamos seguir para escrever um livro. Amigo, se te pegarem plantando uma árvore e depois descobrirem que você escreveu um livro, você será considerado o cara mais super cool cult, que todos vão querer ser seu amigo e as garotas vão berrar quando você passar no colégio.

Mas como escrever um livro?! Sim sim... essa é uma boa pergunta, tão boa que recomendo vocês perguntarem a outra pessoa. Porém, acredito que a maioria das pessoas sofre da mesma síndrome que eu. Você sabe como a história começa, os personagens, ambiente e consegue escrever as cinco primeiras páginas. Você também sabe, como tudo termina escrevendo as cinco últimas páginas. Mas então... como eu faço para enrolar as 200 páginas no meio?!

Essa é uma pergunta que fico devendo, pois eu também não encontrei a solução. Porém posso te dar alguma alternativas. Uma alternativa seria escrever crônicas... se você sabe começar e terminar umas 20 histórias, seu livro tá pronto... próximo. A segunda opção é escrever sobre algo que você saiba muito, por exemplo, se você tem habilidade de fazer malabarismo com bolas de tênis... aí você explica toda a técnica milenar, conta a história desde o surgimento, falando que começou com bola de meia e depois para frescobol para então chegar na bola de tênis, explica quais são os melhores sinais para você ficar lá e tudo mais. Há outra opção, que é você escrever sobre algo da sua familia, como receitas da minha avó... se ela já foi dessa pra melhor... você ainda pode ficar despreocupado com os direitos autorais. Caso o senhor já esteja em uma condição próxima ao Matusalém, você ainda pode escrever uma biografia - caso você tenha feito algo de legal na vida, porque ninguém vai querer saber que você parou de urinar na cama aos 3 anos de idade e encontrou o terceiro elimindado do BBB 4 na rua semana passada. Por último, uma opção nada legal, é que nem os trabalhos de casa... é só você copiar de alguém e mudar as palavras - mas não contem que eu dei essa opção. Você também pode se prostituir e depois contar como foi isso, me disseram que faz o maior sucesso e ainda pode apresentar um extra com um kama sutra para ser utilizado em becos de rua.

Com essas minhas dicas, ficou muito fácil escrever um livro. Tá bom... não tão fácil assim, mas não custa nada tentar. Agora é só saber um pouquinho de português, pois o Word conserta tudo, e mãos a obra ou mãos à obra... droga de Word. Além disso, em alguns lugares existem cursos sobre técnicas para escritores. No Rio de Janeiro, tem até uma faculdade que abre ou 'abria' (não sei se tem mais) um curso de férias com esse tema. É só pesquisar aqui na internet. Além disso há até uma espécie de graduação em 3 anos. Não sei como funciona direito e poxa, não custa nada você ir no Google e procurar.

Pra variar, eu também ainda não escrevi um livro. Porém eu já tenho umas 5 idéias... pelo que me consta, preciso de umas 15 idéias a mais, aí é só começar a escrever. Porém, posso ser uma daquelas pessoas que ficaram famosas com o seu blog e posso acabar fazendo um livro sobre isso. Mas essa é uma coisa que eu estou deixando mais para frente, porém tenho que fazer antes de morrer.

6 comentários:

  1. amei as dicas! agoooora sim, ficou tudo tão mais fácil. =P

    ResponderExcluir
  2. Será que vale só escrever um livro ou ter que ser publicado, pq aí será uma longaaa história......
    Bj,
    Renata Coralli

    ResponderExcluir
  3. é...suas palavras me fizeram ter vontade de retornar a um projeto antigo de um livro de ficção cientifica que eu iniciei no passado!

    ResponderExcluir
  4. Nao sou muito a favor dessa ideia por experiencia propria. Tenho um tio-avo que decidiu escrever um livro "3/4 de seculo" Fazendo mencao aos seus 75 anos de vida. Advinhem o tema do livro? A historia da vida dele. Advinhem quem foi no lancamento do livro, comprou por 20 reais e leu as 146 paginas do livro? Eu. Advinhem como foi a vida dele? Nada de interessante. Ou seja, soh o facam se voces realmente tem coisas legais a contar.

    ResponderExcluir
  5. 146 páginas João!!! Porra, seu tio-avô viveu esse tempo todo para escrever 2 paginas por ano de vida! É quase um conto! E ainda está caro...

    Contos e crônicas tem várias aqui espalhadas pelo CPU. Agora livros... Eu tenho um bloqueio e uma cede de destruição por tudo que acho que está ruim. Então não sobra muita coisa.

    Tenho que retomar alguns projetos, iniciar outros e fechar muitos... Aí aí!

    ResponderExcluir
  6. Escrevi um livro o qual posso dizer que se confronta com minha vida. Comecei com um blog e lancei no clubedeautores. Repassei em PDF para amigos e colegas. Já tenho uma filha e só falto palntar uma arvore.A qual quero palantar com minha filha.
    A vida pode nos trazer novas descobertas nestes aspectos: ter um filho, escrever um livro e plantar uma arvore. São novas sementes em nossa vida. Parabens pelo blog!
    Para conhecer um pouco do que eu escrevo acesse nnervosos.blogspot.com
    Coloquei seu link no meu blog. Realmente seu blog tem neurÔnios!!! srsrs

    ResponderExcluir