segunda-feira, 26 de julho de 2010

13. Jogar Sinuca


Aproveitando a série de jogos que eu coloquei como boliche, tá bom, de jogo mesmo só tinha praticamente boliche, falarei de outro esporte em que não se precisa ter um preparo físico. Então caro amigo, você que possui essa protuberância na região ventral do seu abdômen e que serve de tanto para apoio de prato e copo, poderá participar sem o mínimo esforço. Além disso, esse esporte é o cenário ideal para piadas infâmes, já que é impossível não fazer nenhum trocadilho no jogo - já que as peças fundamentais dele é um taco, as bolas e a caçapa. Sim sim, estou falando da sinuca.

Esporte nascido na Inglaterra e que tomou conta do mundo todo. No Brasil, o taco foi introduzido e se espalhou nas caçapas dos bares do país, desde aqueles bares chiques que as bolas são polidas e tem todo um ambiente de jogo, como naqueles com ficha de 50 centavos e um cara que limpa a mesa varrendo antes de cada a partida. O negócio é a emoção, não há nada melhor de ver aquela bola que você nunca esperaria, entrando na caçapa e pontuando contra o adversário, deixando-o de taco caído.

No Rio de Janeiro, este jogo é conhecido como sinuca, mas na verdade sinuca seria uma "tradução" da palavra snooker. Tecnicamente esta palavra é errada, pois sinuca se refere a um tipo de jogo e não ao esporte em si. Para que conheças melhor as regras de cada modalidade eu descreverei algumas que eu conheço aqui embaixo:

1) Mata-mata: É só encaçapar as bolas na caçapa. Cada bola tem valor de um ponto. Como penalidade é a bola na mão, lê-se bola não mão e não bolada na mão para os violentos de plantão. Pra quem não sabe, bola na mão é quando o adversário pode escolher em qual local de toda mesa a branca poderá ficar. Lembrando que penalidade é quando a bola não toca em nenhuma bola ou quando a branca cai. Se a branca cair com uma outra, essa outra voltará no centro e o ponto não será computado. Esse jogo é ideal para aqueles que nunca colocaram um taco em suas mãos, pois facilita a entrada das bolas.

2) Pontinho: Cada um pode encaçapar a bola que estiver vontade, porém elas valem os pontos de sua numeração. Penalidade: Bola na mão. Essa é para os iniciantes de nível 2.

3) Bola 8: Este é o jogo mais tradicional dos bares e butecos. O objetivo do jogo consiste em encaçapar todas as suas bolas, que podem ser listradas ou lisas, sendo que a última é a bola 8 para qualquer lado. Você também ganha o jogo encaçapando a bola 8 no chamado "break" (a famosa saída de bola), sem logicamente encaçapar a bola branca. A definição de qual lado você será, dependerá de qual bola você encaçapará primeiro. Esse é o chamado "ownership" (vai aprendendo outra palavra chique), ou seja, por exemplo, se a primeira bola que você encaçapou for a listrada as suas bolas serão as listradas e você terá que encaçapar as 7, antes de encaçapar a bola 8. Penalidades fazem com que a bola do adversário de menor valor na mesa caia. E caso a bola branca caia, além disso há a bola na mão no semicirculo. Entre elas incluem: bater em nenhuma bola, bater primeiro na bola do seu adversário. Se você encaçapar a bola 8 antes do tempo você perde o jogo... o jogo todo mesmo! Ah, a bola 8 não pertence a nenhum lado então não vale bater nela antes.

4) Rotation Pool: Seu objetivo neste jogo é ser o primeiro a atingir 61 pontos. A bola branca deve acertar a bola de menor número primeiro. Bolas encaçapadas legalmente, ou seja, que a branca bateu na de menor número primeiro, contam pontuação igual ao seu númeor. Há 120 pontos na mesa, por isso o número 61. Uma falta resulta em bola na mão do adversário e as bolas encaçapadas ilegalmente voltam a mesa.

5) Straight pool: O objetivo deste jogo é atingir a pontuação que é determinada antes de começar a partida. Qualquer bola encaçapada legalmente conta um ponto. Parecido com mata mata. Uma falta na primeira tacada da partida conta 2 pontos a menos. Faltas no decorrer do jogo contam um ponto a menos. Três falta consecutivas resultam na perda de 15 pontos. Uma falta resulta em bola na mão do aadversário, que pode ser movimentada somente atrás do "head string" (linha que fica entre as duas marcas laterais na ponta da mesa).

6) Bola 9: Nove bolas numeradas de 1 a 9 são colocadas no triangulo com a bola 1 a frente e a 9 no meio. A bola de número menor deve ser encaçapada primeiro. Se não conseguir, o adversário ganha bola na mão. A bola 9 pode ser encaçapada a qualquer momento do jogo depois que a de menor número já foi acertada. Se ela for encaçapada antes, volta a mesa. Esse é bem difícil, pois é obrigatório encaçapar.

7) Pele de tubarão: O objetivo deste jogo é conseguir o menor placar possível. Aí você pensa... "assim é fácil, eu não acerto nada mesmo"... mas não é bem assim. O jogo tem três partidas, uma com 3 bolas, uma com 6 e a última com 9. Seu objetivo na partida de 3, é matar... sai matando tudo. Nas outras duas, você deve matar as bolas de maior valor com o menor número de tacadas possível. Em todos os casos, a bola de menor número deve ser encaçapada primeiro, e nos "racks" de 6 e 9 bolas, a bola de meaior valor pode ser acertada a qualquer hora para finalizar a partida. Uma falta adiciona um ponto como penalidade e o custo de uma tacada. Este é o mais louco dos jogos.

Bom é isso...

2 comentários: